sábado, 9 de maio de 2009

Rabiscos de Estudos



Imaginando que possamos trocar experiências entre as diferentes formas de “aprender” e de “ensinar” – em diversos outros espaços que não o acadêmico (das universidades) , mas também aonde o desejo nos leva; decidi postar aqui alguns fragmentos de anotações feitas por mim durante o grupo de estudos em Psicanálise e Linguistica, que acontece de 15 em 15 dias (às vezes semanalmente quando o tal desejo nos bate mais fortemente), na Escola Brasileira de Psicanálise Movimento Freudiano.
Esse grupo de estudos é coordenado pelas profa s Maria Claudia Maia (Psicanalista e doutora em Letras pela PUC/RJ) e Vanise Medeiros (doutora em Letras pela UERJ).
Durante o encontro, estávamos estudando o texto de Roman Jakobson: Dois aspectos da linguagem e dois tipos de afasia, in Linguistica e comunicação (Cultrix, SP, 2008), quando surgiu o questionamento sobre metáfora e metonímia e de como Jacques Lacan se apropria destes tropos para apoiar a teoria psicanalítica.
Sem querer se aprofundar, no momento, na questão psicanalítica, a profa Vanise fez o gráfico acima na lousa que foi copiado por mim, Daisy Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário